Camedics

Qual a distância entre a sua empresa de Saúde e a Inteligência Artificial hoje?

Nesse artigo abordamos as diferentes fases de maturidade no gerenciamento de informação que as empresas de Saúde percorrem; oferecendo um panorama sobre que estágio a sua empresa poderia estar para a adoção de uma abordagem mais sofisticada na tomada de decisão: a Inteligência Artificial.

Estágio: Aconteceu alguma coisa ?

Fase 0:
Dados existem na cabeça dos funcionários, não existe nenhum registro físico, os dados são esquecidos e não são compartilhados.

Frase usual nesta fase: Têm alguma cirurgia ocorrendo neste momento ?

Fase 1:
Dados são registrados em papel e arquivados, a compilação de dados, quando possível, é extremamente demorada e propensa a erros.

Frase usual nesta fase: Vamos criar um grupo para fazer o levantamento das cirurgias para e descobrir quantas cirurgias foram feitas ?

Estágio: Aconteceu alguma coisa ?

Fase 2:
Dados são registrados em formato eletrônico mas de forma primitiva, muitas vezes em planilhas de excel, a compilação de dados é possível mas demorada, com várias inconsistências necessitando correções manuais e os dados estão presos em silos.

Frase usual nesta fase: Você pode me mandar por e-mail a planilha de produção do centro cirúrgico ?

Fase 3:
Dados são registrados em formato eletrônico em um sistema centralizado com algum nível de limpeza dos dados, a compilação de dados é mais rápida mas depende de que os relatórios sejam gerados ainda de forma manual.

Frase usual nesta fase: Vou solicitar ao setor de informação que gerem e validem um relatório sobre a produção do centro cirúrgico

Fase 4:
Os dados são mais confiáveis, a compilação dos dados é rápida, os dados existem dentro de um sistema compartilhado em que os próprios usuários geram seus relatórios e alguns relatórios já são gerados automaticamente em tempos pré-determinados.Nesta fase os dados viram informação.

Frase usual nesta fase: Vou ter que gerar mais alguns relatórios para tentar entender a causa da baixa produtividade do centro cirúrgico.

Estágio: Por que aconteceu ?

Fase 5:
São feitas análises automáticas na informação gerando conhecimento sobre as causas de determinados eventos.

Frase usual nesta fase: Nosso sistema está mostrando que a produtividade do centro cirúrgico está baixa devido a uma menor produtividade por equipe cirúrgica.

Estágio: O que acontecerá ?

Fase 6:
Algoritmos de inteligência artificial conseguem gerar cenários futuros baseados nas informações coletadas.

Frase usual nesta fase: O sistema está projetando que no próximo mês teremos um aumento de demanda de cirurgias, em especial na cirurgia torácica, vamos comprar com antecedência mais insumos para suportarmos este aumento.

Estágio: Como realizar o melhor cenário?

Fase 7:
Algoritmos de inteligência artificial conseguem gerar os melhores cenários futuros e selecionar os elementos mais determinantes para que estes cenários ocorram.

Frase usual nesta fase: O sistema está mostrando que existe possibilidade de conseguirmos chegar a 1.000 cirurgias no próximo mês, mas vamos precisar de colocar mais 02 cirurgiões nos ambulatórios nas segundas e terças.

Então qual estágio de informação sua empresa está ?

  • Da fase 0 à fase 2 é impraticável implementar algoritmos de inteligência artificial (I.A).

  • Na fase 3 já é possível usar alguns algoritmos, principalmente algoritmos que irão ajudar a corrigir os dados permitindo que outros algoritmos possam atuar.

  • O maior impacto ocorrerá em implantações de algoritmos de I.A. em empresas na fase 4 e 5, levando as empresas para a fase 6 onde a I.A. consegue trazer níveis de eficácia e controle impensáveis em outras fases.

  • Na fase 6 a empresa saiu de uma gestão reativa das fases anteriores para chegar a uma gestão proativa conseguindo se planejar para os cenários futuros.

  • Na fase 7 a empresa consegue focar nos pontos mais importantes para alcançar os melhores cenários.

Vencer estas etapas é desafiador para qualquer empresa. A Camedics pode ajudar na realização desta transição de forma segura e rápida para que a sua empresa do setor de Saúde ganhe eficiência e competitividade através da aplicação de Inteligência Artificial.


A Camedics é uma startup de tecnologia da saúde que desenvolveu um algoritmo de Inteligência Artificial para gerenciamento de saúde da população que monitora, processa e analisa completamente dados de grandes populações de pacientes, provedores e procedimentos em tempo real e aponta tendências, desvios e alertas críticos com impactos no gerenciamento de custos, aumento da eficiência das operadoras de planos de saúde, empresas e governos e principalmente com o bem-estar das pessoas.
http://www.camedics.com.br

Créditos para as imagens usadas:
Negócio vetor criado por makyzz – br.freepik.com
Data clean: Icons made by Flat Icons from www.flaticon.com
Reports: Icons made by Freepik from Flaticon www.flaticon.com
ai vector PNG Designed By nickfz from Pngtree.com

Posts Recentes
Ver tudo
Aumento dos artigos sobre inteligência artificial na Saúde

Aumento dos artigos sobre inteligência artificial na Saúde

CamedicsAumento dos artigos sobre inteligência artificial na SaúdeA quantidade de artigos sobre inteligência artificial na área da saúde está aumentando exponencialmente, em uma pesquisa no site pubmed que cataloga artigos científicos na área da saúde, a quantidade de...

A importância da I.A. na Saúde como forma de priorizar as demandas

A importância da I.A. na Saúde como forma de priorizar as demandas

CamedicsA importância da I.A. na Saúde como forma de priorizar as demandaEstima-se que existam 210.000 oftalmologistas no mundo todo, a estimativa foi produzida por um importante jornal médico the British Journal of Ophthalmology, veja a distribuição no mapa abaixo:O...

Como a I.A. descobriu um novo antibiótico

Como a I.A. descobriu um novo antibiótico

CamedicsComo uma I.A. descobriu um novo antibióticoSaiu na revista Cell que uma Inteligência Artificial descobriu um novo antibiótico, de uma classe inteiramente nova.Como ela fez isto? Os pesquisadores selecionaram do banco de dados do FDA (a Anvisa americana) 2.335...