Camedics

A importância da I.A. na Saúde como forma de priorizar as demanda

Estima-se que existam 210.000 oftalmologistas no mundo todo, a estimativa foi produzida por um importante jornal médico the British Journal of Ophthalmology, veja a distribuição no mapa abaixo:

O Brasil está em 4º lugar em número absoluto, apesar de estar em 31º em quantidade de oftalmologistas por milhões de habitantes.

Confesso que o número me assustou, imaginava que o número era muito maior, devido se tratar de uma especialidade com grande demanda de consultas, além de ser uma especialidade que também realiza cirurgias e exames o que faz com que o profissional não esteja sempre disponível para consulta.

Uma das maiores demandas dos oftalmologistas é acompanhar e tratar de pacientes diabéticos devido ao risco de complicações que podem levar a cegueira, sendo a diabetes a principal causa de cegueira do mundo.

Estima-se que 463 milhões de pessoas estão com diabetes neste momento no mundo, considerando o número de oftalmologistas existente daria 8.6 consultas por dia útil por oftalmologista, o problema é que os oftalmologistas têm outros tipos de pacientes para atender, e somente consultar e diagnosticar não evita que a doença progrida.

O paciente ainda têm que ser tratado, no caso específico da retinopatia diabética muitas vezes cirurgicamente , como por exemplo a fotocoagulação a laser, mas os procedimentos cirúrgicos demandam mais tempo dos oftalmologistas, então claramente há um déficit de tempo disponível.

São necessárias ferramentas que vão auxiliar o oftalmologista a filtrar a demanda e priorizar o tempo para os casos mais importantes e para procedimentos que irão ter maior impacto positivo para os pacientes.Observem que não falo em substituir mas em auxiliar, em especial na área da oftalmologia a Inteligência Artificial já entrega hoje resultados impressionantes.

Acreditamos que o maior potencial da I.A. é justamente possibilitar que os profissionais se libertem de atividades com menor valor agregado e possam se dedicar a atividades que irão trazer maior impacto e satisfação.

Posts Recentes
Ver tudo
Aumento dos artigos sobre inteligência artificial na Saúde

Aumento dos artigos sobre inteligência artificial na Saúde

CamedicsAumento dos artigos sobre inteligência artificial na SaúdeA quantidade de artigos sobre inteligência artificial na área da saúde está aumentando exponencialmente, em uma pesquisa no site pubmed que cataloga artigos científicos na área da saúde, a quantidade de...

Como a I.A. descobriu um novo antibiótico

Como a I.A. descobriu um novo antibiótico

CamedicsComo uma I.A. descobriu um novo antibióticoSaiu na revista Cell que uma Inteligência Artificial descobriu um novo antibiótico, de uma classe inteiramente nova.Como ela fez isto? Os pesquisadores selecionaram do banco de dados do FDA (a Anvisa americana) 2.335...